quarta-feira, 18 de junho de 2008

Quem sustenta os blogs?

Com o surgimento do conceito de Web 2.0, que propõe o uso da inteligência coletiva de todos os usuários da rede, apareceram novas ferramentas que potencializaram a disseminação da informação.
Hoje, dá para se dizer que, todos nós podemos ser dono de um veículo de comunicação. Através destas ferramentas, como por exemplo, Blog, Fotologs & Vídeologs e Podcast podemos popularizar as informações através da publicação de textos, áudios, imagens, gráficos e demais arquivos multimídia.
O que era um hooby juvenil passou a ser um canal de comunicação importante. Sem qualquer custo ou mediação podemos ser um produtor de informações.
Quando você publica um novo texto no seu blog, mecanismos de busca registram a publicação e muitas pessoas podem chegar até o seu blog sem nunca ter ouvido falar de você.
A facilidade: qualquer pessoa com acesso à internet e algum tempo livro pode construir um. Apesar da acessibilidade, isso não garante visitas... A questão é mais demorada, focada em conteúdos e numa estranha evolução. Os blogues estão a tornar-se no jornalismo da era digital, segundo certos analistas. Existem blogues que são autênticas "cartas postais", ou até folhas noticiarias. A informação é partilhada velozmente e por vezes com um rigor e profissionalismo que tem vindo a desaparecer dos media tradicionais, mais apegados à manipulação emotiva do que à própria circulação de informação. Basta recordar que foram "bloggers" os primeiros a passar as notícias dos tsunamis asiáticos, no ano passado.Claro, que aí estamos a falar de blogues cuidados, já com um nicho e com uma equipa dedicada e profissional. Como tudo, os blogues são uma poderosa máquina de (des)informação. Muitas vezes os blogues não são plataformas de comunicação e divulgação, mas sim "pequenos e públicos cantinhos privados", reservatório de pensamentos ou valores. Podem ser minas culturais ou de "rabiscos emotivos". Mais uma vez, diversidade causada pela facilidade de criação.
Fonte: Ars Scientia posted by Ludovico M. ALves

Um comentário:

Jack disse...

Seu site tem posts de muita qualidade
Já pensou em participar do Dihitt?