quinta-feira, 12 de junho de 2008

Livro que indico


“A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto”, das jornalistas Dad Squarisi e Arlete Salvador, editora Contexto, traz uma proposta bastante interessante, que é o desafio de escreve bem. Elas dão orientações para transformar objetivos em texto e permite que os leitores entendam um pouco da linguagem usada na imprensa.
O conteúdo do livro é diversificado. Em quatro capítulos as autoras ensinam desde a garimpagem do óbvio, como: a arte de escrever, a pirâmide invertida e o novo jornalismo, até o texto jornalístico e seus gêneros, como: reportagem factual e especial, a força da notícia, perfil e personagens, entre outros, e ainda dão dicas de como dar o toque final nos textos.
Através dos capítulos, as autoras mostram que é possível escrever bem; é claro que talento individual, ter o hábito da leitura e uma boa alfabetização ajudam - afirmam as autoras. Por isso o objetivo do livro é contribuir no que diz respeito ao esforço pessoal e persistência do leitor.
Ao longo do livro pode-se encontrar dicas preciosas, como por exemplo: sempre começar o texto com uma frase atraente que desperte o interesse e estimule o leitor a prosseguir a leitura; sempre ser claro e conciso, eliminando palavras e expressões desnecessárias e sempre buscar a humanização do texto, pois escrevemos para pessoas.
É um livro interessantíssimo, que aborda de uma maneira inteligente, agradável e até mesmo engraçada, um tema indispensável, que é o de como redigir de maneira adequada. A priori é um livro destinado a jornalistas e profissionais do texto, mas com certeza qualquer um que leia ficará querendo mais, assim como fiquei.

Um comentário:

Carla Viana disse...

Realmente Giselle esse livro e muito interessante,parabéns pela resenha...

bjs
Carla Viana