domingo, 22 de junho de 2008

O fenômeno dos blogs na revolução da informação

A transmissão e a busca pela informação sempre foi uma necessidade do ser humano. Ao longo da história da humanidade, os avanços tecnológicos, principalmente na área da comunicação, contribuíram para a propagação da notícia. A chegada do telegrafo revolucionou o jornalismo ao oferecer maior velocidade à transmissão da notícia e a possibilidade de integração/compartilhamento de informações em diversos pontos do mundo (surgem então, as agências de notícia).
Nos últimos anos, a evolução da tecnologia se acelerou e se adaptou à sociedade em escala mundial. A contínua modernidade transforma e gera questionamentos em diversas áreas. Juntamente com as novas tecnologias, que gravitam em torno da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações, uma nova forma de encarar o mundo foi criada, surgindo novas tendências. Métodos alternativos de produção e distribuição da informação vêm sendo debatidos e implementados, e a própria praxis do Jornalismo tem se beneficiado pelos novos cenários que incluem ferramentas como o blog.
Os blogs são ferramentas simples e de fácil compreensão, possibilitando ao leitor uma condição de interlocutor direto e emissor secundário, o que o diferencia dos veículos tradicionais de mídia, onde a relação é mais fria.
Os blogs estão sendo cada vez mais utilizados por jornalistas para publicar, de forma ágil, informações e opiniões. O Weblog pode apresentar um novo modo de jornalismo, embora seja cedo afirmar que esse novo modo se traduza em um novo gênero jornalístico. O que podemos entender é que nenhum avanço da tecnologia passa despercebido no fazer jornalístico.

Um comentário:

gustavo disse...

Muito interessante o foco dos blogs para o sentido jornalístico, no qual a difusão da informação é peça chave nesse processo.

Gustavo - Campos-RJ