terça-feira, 6 de maio de 2008

Internet a serviço da indústria cultural

A revista ISTOÉ de 07 de maio/2008 (Nº2009-Ano 31) publicou uma reportagem interessante que fala sobre pessoas reveladas pela web. Ela mostra como a internet, que no passado era vista como ameaça às gravadoras, se tornou parceira de algumas empresas e assim tem contribuído para a reciclagem da indústria cultural.
A facilidade de divulgação que a internet proporciona, faz com que muitos talentos sejam descobertos. Um exemplo é o caso do ator Marcelo Mansfield, que publicou vídeos no youtube, e foi encontrado pela produção da rede globo. Hoje ele tem um papel no programa Zorra total.
Outro caso interessante, trazido pela revista, é o do jornalista André Czarnobai. Ele começou publicando fanzines que evoluíram para a revista eletrônica Cardosonline, conquistando cinco mil assinantes. Em 2002 entrou no mundo dos blogs, seus textos fizeram tanto sucesso que uma editora gaúcha propôs a compilação dos contos num livro, publicado em 2005. Através dessa publicação fechou parcerias com agências de publicidade no Brasil, México, Colômbia e Argentina.
É indiscutível que a internet traz enormes benefícios para nós usuários. Seja na área do lazer, cultura e conhecimento, mas não podemos esquecer que ela é apenas um instrumento, depende do homem e, portanto, pode ser mal utilizada.
Por isso, é importante ter cautela e certificar sempre a idoneidade do site para não deixar que um sonho vire pesadelo.

Nenhum comentário: